ECONOMIA

 

Do concreto ao digital: como os irmãos Menin construíram dois impérios no mercado brasileiro


Inspirado em obra de inteligência artificial da Bing


João Vitor Menin

Rafael Menin e Rubens Menin


Os irmãos Rafael Menin e João Vitor Menin são dois executivos de sucesso no mercado brasileiro, cada um à frente de uma empresa líder em seu segmento. Rafael é co-presidente da MRV, a maior construtora do país, especializada em imóveis populares. João Vitor é CEO do Banco Inter, um dos primeiros bancos digitais do Brasil, que oferece serviços financeiros integrados e sem tarifas.

Rafael e João Vitor são filhos de Rubens Menin, co-fundador da MRV e atual presidente do conselho de administração da empresa. Eles nasceram em Belo Horizonte, Minas Gerais, e se formaram em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ambos começaram a trabalhar na MRV ainda jovens, como estagiários, e passaram por diversas áreas e cargos até assumirem posições de liderança.

Rafael ingressou na MRV em 1999 e se tornou co-presidente em 2014, ao lado do primo Eduardo Fischer. Ele é responsável pela gestão operacional, comercial e de engenharia da companhia, que tem mais de 40 anos de atuação e já entregou mais de 400 mil unidades habitacionais em todo o país. Rafael, ao lado de outro primo Sérgio Fischer, também é um dos idealizadores da LOG Commercial Properties, empresa de galpões logísticos que se tornou independente da MRV em 2013.

João Vitor entrou na MRV em 2004 e foi membro do conselho de administração entre 2005 e 2019. Em 2008, ele se tornou diretor executivo do Banco Intermedium, uma instituição financeira criada pela MRV em 1994 para facilitar o financiamento imobiliário. Em 2015, ele assumiu a presidência do banco, que passou a se chamar Banco Inter em 2017, após uma reformulação que o transformou em um banco digital completo.

Sob o comando de João Vitor, o Banco Inter realizou seu IPO na B3 em 2018, sendo o primeiro banco digital a abrir capital no Brasil. Desde então, o banco vem crescendo exponencialmente, tanto em número de clientes quanto em receita e lucro. Em 2020, o Banco Inter atingiu a marca de 8 milhões de correntistas e lançou sua plataforma de investimentos, o Inter Invest. Em 2021, o banco anunciou a compra de participações na adquirente Granito e na fintech Meu Acerto.

Os irmãos Rafael Menin e João Vitor Menin são exemplos de empreendedores que souberam inovar e se adaptar às mudanças do mercado, mantendo o DNA da MRV como base para seus negócios. Eles também são reconhecidos por suas iniciativas sociais e ambientais, como o Instituto MRV, que apoia projetos educacionais, e o programa Portas Abertas, que promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?