Pensamentos de Trincheira




Um conceito interessante para nós ocidentais trata-se do Guerra de Trincheira, que se contrapõe ao do Guerra de Movimento, praticado pelos orientais. 
Vejamos:

“O ataque frontal ao Estado para a tomada imediata do poder, com o emprego da violência revolucionária, foi comparada por Gramsci à "guerra de movimento". É a concepção estratégica leninista que teve êxito na Rússia em 1917 e que se tornou o modelo revolucionário universal da Internacional Comunista soviética. Esta estratégia fracassou em outros países de tipo Ocidental.

Nestas sociedades, a luta teria que ser semelhante à "guerra de posição", longa e obstinada, conduzida no seio da sociedade civil para conquistar cada "trincheira" e cada defesa da classe dominante burguesa. Em outras palavras, disputar com a classe dominante a hegemonia sobre a sociedade civil e conquistá-la como prelúdio da conquista da sociedade política (o Estado) e do poder”.

Há quem diga que José Ribamar Sarney é a personificação da classe dominante brasileira, veja: http://www.brasildefato.com.br/node/4183

Na índia temos divisões de castas:



Uma vez que os Párias são os "tidos" intocáveis, já no Brasil as classes sociais se dividem assim:


Elite -- Profissionais pós-graduados, empresários e altos administradores. -- 4,9%

Classe média alta -- Pequenos proprietários, técnicos com especialização e gerentes de grande empresa. -- 7,4%

Classe média média -- Pequenos fazendeiros, auxiliares de escritório -- e profissionais com pouca especialização. -- 13,3%

Classe média baixa -- Motoristas, pedreiros, pintores, auxiliares de serviços gerais, mecânicos, etc. -- 26,9%

Pobres -- Vigias, serventes de pedreiros, ambulantes e outros trabalhadores sem qualificação. -- 23,4%

Muito pobres -- Trabalhadores rurais, bóias-frias, pescadores, peões de fazendas, catadores urbanos,etc. -- 24%

Todos sabemos que a guerra de movimento do trânsito da Índia é o caos.

Aqui no Brasil precisamos saber onde situamos no corpo do estado, uma vez que o céu não é de brigadeiro.

Longa é a tarde e eu te pergunto querida, querida... Onde você se situa no corpo do seu amado?

Você está na cabeça, ou seja, você é a marca mais lembrada do Brasil?

Você está no coração: você é a marca mais amada do Brasil?

Ou você está debaixo do pé do seu amado: sendo assim a marca mais odiada do Brasil?

É uma questão importante para aqueles que não querem descer "sete palmos abaixo do chão".

Mas o que é céu de brigadeiro?

O termo "céu de brigadeiro" significa, em política, que não existe crise; que a paz reina; que a crise está sob o controle das autoridades constituídas...
(1) A minha neta mandou-me um e-mail dizendo que hoje, em Araras, o tempo está fechado, nublado, muito escuro, com muita chuva e o céu com pouca visibilidade para pousos e decolagens de aeronaves no aeroporto da cidade. Por outro lado, hoje, no mesmo horário de Araras, aqui em Londrina o "céu é de brigadeiro", o tempo está ótimo e apresentando um céu azul com excelente visibilidade para voar.
(2) As autoridades militares se manifestaram descontentes com as declarações de certo ministro do governo contrário ao pronunciamento do "Exmo. Comandante Militar da Amazônia" sobre o tema" Segurança da Amazônia Brasileira", proferida em palestra no Clube Militar, Rio de Janeiro, onde também compareceram duas ou mais altas patentes militares da ativa. O "céu não esteve para brigadeiro" na área militar. O governo agiu com bom senso, prudência, sabedoria e diplomacia, conseguindo, com isso, contornar e debelar rapidamente a crise militar que dia a dia se avolumava nos quartéis. O céu voltou a ser "céu de brigadeiro" na área militar graças às sábias atitudes tomadas pelo governo.

... Mas no Brasil existe mesmo céu de brigadeiro???


Fonte: www. CTRL C CTRL V

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA