Cuidado: A Noiva da Cidade pode ter dono!





“Ai, como essa moça é descuidada
Com a janela escancarada
Quer dormir impunemente
Ou será que a moça lá no alto
Não escuta o sobressalto
Do coração da gente”



O mestre dos clássicos de suspense, Alfred Hitchcock, foi pioneiro ao tratar o voyeurismo nas telas de cinema, especialmente com sua obra "Janela Indiscreta". Nos anos 80, Brian De Palma também abordou o tema, com o brilhante clássico Body Double (Dublê de Corpo). Recentemente, Michael Haneke apresentou de forma peculiar sua ótica da observação sexual em Caché. Outro quem tratou o assunto com grande maestria foi o italiano Tinto Brass...


Mas, o que é Voyeurismo?



Considerado como um transtorno sexual, o voyeurismo é um procedimento que incide num sujeito obter gozo sexual por meio da observação de pessoas. Esses indivíduos podem estar envolvidos em atos sexuais, nuas, em roupa interior, ou com qualquer vestuário que seja apelativo para o indivíduo em questão, o/a voyeur.

A prática do voyeurismo aparece sob diversos aspectos, embora um dos atributos-chave é que o sujeito não interage com o objeto (que não tem ciência de estar sendo observado); pelo contrário, no voyeurismo o indivíduo que observa na maioria das vezes adota uma relativa distância. Este muitas vezes se utiliza de disfarces e instrumentos, como: binóculos, câmeras, etc., o que servirá de incitação para a masturbação, durante ou após a observação.


“Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle”...



Veja os 10 filmes mais aclamados sobre voyeurismo:


1.            A Conversação (Gene Hackman é um especialista em vigilância contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. no passado, um de seus trabalhos provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que isso volte a ocorrer. um dos melhores filmes de Francis Ford Coppola, com um grande roteiro, onde a tensão cresce vertiginosamente até o final. genial).


2.            A Vida dos Outros (na Berlin Oriental em 1984, o governo comunista tentava assegurar seu poder, vigiando de perto seus cidadãos, especialmente os mais proeminentes. um capitão, tornado ministro, encarrega um agente de vigiar um dramaturgo de sucesso e sua esposa, uma famosa atriz. o agente repassa a tarefa a um ambíguo subordinado, que fica fascinado por suas vidas e personalidades. um estudo sobre os abusos ideológicos do regime).


3.            A Tortura do Medo (um fotógrafo é obcecado por capturar o medo no rosto das pessoas, por isso comete crimes e fotografa suas vítimas. essa fixação surgiu na infância, por culpa de um pai cientista, que o sujeitava a experiências similares. obra-prima sobre violência e voyeurismo, que praticamente acabou com a carreira do brilhante Michael Powell, que foi visto como doentio pela crítica inglesa. 50 anos depois, o filme é compreendido como à frente do seu tempo).


4.            Caché (um casal recebe uma fita com imagens de sua casa, feitas por uma câmera instalada em sua rua. depois disso começam a receber estranhos desenhos. assustados, eles percebem que o voyeur conhece muito de seu passado. um grande suspense, visto pelos olhos das vítimas. mais um ótimo filme do alemão Haneke, que ainda fala de racismo e xenofobia).


5.            Dublê de Corpo (um ator claustrofóbico e fracassado é convidado por um amigo para ficar no seu belo apartamento, enquanto não encontra lugar para ficar, após presenciar a traição de sua esposa. olhando através de um telescópio, pela janela, o apartamento de uma bela vizinha, percebe que há um outro homem a observando. passa a persegui-la no intuito de ajudá-la e se envolve numa trama onde nada é o que parece. ótimo filme de Brian DePalma, inspirado em filmes de Hitchcock).


6.            Janela Indiscreta (o maior clássico do voyeurismo. um fotógrafo - James Stewart - está confinado em seu apartamento com a perna quebrada. como não tem o que fazer, espia a vida dos vizinhos, através de sua teleobjetiva. quando assiste a um vizinho aparentemente matar a esposa, tenta, com ajuda da namorada - Grace Kelly -, provar que não está imaginando coisas.


7.            Não Amarás (sexta parte do Decálogo de Krzysztof Kieslowski. um jovem tímido e solitário, que vive com uma velha senhora, começa a observar pela janela, com uma luneta, uma vizinha. uma mulher mais velha, por quem ele se apaixona e fica obcecado. tentando até conseguir, fazer com que seus caminhos se cruzem. imperdível, como toda a obra do diretor polonês).


8.            Quero Ser John Malkovich (que tal observar a vida de alguém, através de seus próprios olhos? o grande interesse de quem passava pelo túnel do andar 7½ era ver por 15 minutos como é a vida de uma celebridade - o ator Malkovich. um filme inesperado e inovador, que nos apresentou o diretor Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman, indicados ao Oscar).


9.            Sexo, Mentiras e Videotape (uma mulher frígida vai ao psicanalista, enquanto seu marido a trai com sua irmã. até que um amigo de infância dele chega para passar uns dias e se interessa pela esposa. o amigo - James Spader -, é impotente e tem por hábito gravar entrevistas com mulheres falando sobre fantasias sexuais. ganhador da Palma de Ouro em Cannes, lançou aos 26 anos o diretor Steven Soderbergh. parecia bem mais moderno há 21 anos atrás. mostra uma geração voyeurista, onde o ver é tão importante quanto o sentir).



10.          Um Homem Meio Esquisito (um parisiense de meia idade, calvo e introspectivo - Michel Blanc - não gosta de falar com as pessoas, mas vive observando uma jovem vizinha do outro lado da rua, por quem está interessado. enquanto isso, torna-se suspeito do assassinato de uma outra moça, apenas pelo fato de ser apontado como 'esquisito' por seus vizinhos. como disse Roger Ebert, um filme sobre conversações que nunca aconteceram, desejos nunca expressados, fantasias nunca realizadas e um assassinato. ótimo filme).


Fonte: Anais da internet!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA