NEGÓCIOS

Sustentabilidade, não podemos esquecer...



Lembra do texto " O pescador e o banqueiro" ? Pois é, vou usá-lo como exemplo para ilustrar meu artigo sobre sustentabilidade. Na história em questão o pescador vivia da pecaria de subsistência, ou seja, ele produzia necessariamente aquilo que precisava para viver. 

O pescador da história não se preocupa muito com o futuro, né verdade? Oras, ele não é nem um pouco precavido. E se por algum motivo acabassem os peixes? Outra hipótese mais drástica, que não é nenhuma ficção, e se o rio secasse? Estas são questões cruciais que devem ser meditadas até por um humilde pescador.  


Nas últimas décadas, o desmatamento de encostas, das matas ciliares e o uso inadequado dos solos tem contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, um bem natural insubstituível na vida do ser humano. Medidas como a preservação das nascentes e o combate ao desmatamento são vitais para a preservação das nossas águas.


Veja bem, se o pescador fosse um homem de negócios, um empreendedor tenaz, sintonizado com as questões ambientais, ele com certeza se preocuparia em trabalhar de maneira sustentável. 


Tem muito pescador que não se preocupa com a qualidade do peixe que pesca. Algumas espécies estão em extinção. Há aqueles que não contribuem para preservação das águas, ou seja, praticam pesca predatória e poluem os rios e mares. 

Mas, pensando assim, será que o banqueiro tem razão? Sim, o banqueiro tem razão! Mas o banqueiro só será um bom homem de negócios se não negligenciar com a questão ambiental. Claro, mas a história tem outra ótica. O texto quer chamar atenção sobre a qualidade de vida entre o pescador e o homem de negócios. Mas, oras, quem disse que um empreendedor de sucesso não pode ter qualidade de vida? Pode sim, gente! Pode e deve! Ele pode sim separar um tempo para sua família e para seu o lazer. Essa história de que fica rico só quem não tem vida é mito. Por isso, este texto, de autor desconhecido, sempre me intrigou. Devo confessar que discordo do exemplo dado.

Mas falando sobre sustentabilidade, uma questão mundial é em relação às águas, mais precisamente, quanto à escassez das águas. Quando eu falo de água, falo de água potável. Aquela que é própria para o consumo humano.

Olha, voltando à crônica poética sobre valores, deste nosso blogger, verificamos na tabela de moedas mundiais, que cada país tem o seu câmbio, mas um detalhe não pode passar despercebido. Na tabela, cada país citado tem como ilustração a bandeira nacional. A bandeira por si só é um símbolo, um ícone, que representa os valores de uma nação. 

A bandeira do Brasil, tem estampada as cores verde, amarelo, azul e braco, símbolos de nossa natureza exuberante. Nós brasileiros, temos fartos recursos naturais, mas isto não nos dá o direito de abusar de tais recursos sem a consciência de preservação. 


Um exemplo recente: está faltando água em São Paulo. Que ironia! O nordestino foge da seca rumo ao sudeste, nosso famoso êxodo rural. E agora, José? Agora o nordestino terá que enfrentá-la, a seca, de novo, mas desta vez em São Paulo. Igual a música: "O sertão vai virar mar e mar virar sertão", mas o sertão não virou mar, e a reserva  do Cantareira seca em São Paulo.

Oras bolas! Que isso nos sirva de lição! O êxodo rural sempre foi um grande problema para o sudeste brasileiro. Oras, todos sabemos, as consequências são os aglomerados urbanos, as grandes favelas brasileiras. Os moradores dos aglomerados e favelas até hoje enfrentam problemas de saneamento, falta rede de esgoto. Algumas residências, ainda não contam com água potável, nem rede de luz, nem coleta de lixo. A violência e o tráfico de drogas deixam um rastro de sangue e sofrimento entre seus habitantes.

Portanto, meus amigos, estamos entre a "cruz e a espada", já não podemos mais negligenciar com relação aos problemas enfrentados pela população do norte e nordeste do país. É preciso investir na urbanização destas duas grandes regiões, na geração de emprego e renda, no turismo, dentre outros setores. 


Tudo isso sem esquecer da "sustentabilidade", palavra que se emprega também na economia, não só no meio-ambiente. Mas, afinal o que é sustentabilidade? 

Dentre outras coisas, sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano de se relacionar com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA