RESENHA CRÍTICA: Interstellar !

É muito tarde, mas ainda há tempo...




Mais uma superprodução de Hollywood, Interstellar do diretor consagrado Christopher Nolan , o filme é ganhador do Oscar 2015 na categoria Melhores Efeitos Visuais e agrada tanto pela fotografia quanto pelo seu enredo. Imperdível para os amantes da ficção científica:

O filme traz conceitos de astrofísica, como a teoria da relatividade (dilatação gravitacional do tempo), viagem no espaço tempo por meio de “wormhole” ou “buraco de minhoca”, etc. Bom, não é todo mundo que entende de astrofísica, na verdade são poucos, e o filme serviu bastante para ilustrar tais conceitos.


Exemplo: Segundo os físicos o universo está em constante movimento de expansão e retração, se curvando e se expandindo a maneira de uma folha de papel: Um buraco de minhoca, teoricamente, é o ponto de interseção entre duas regiões do espaço que estão distantes. Essa região acaba facilitando a passagem de um ponto até o outro – no caso do filme, de uma galáxia a outra. Para entender melhor, dobre uma folha de papel ao meio e passe uma caneta através dela. A folha é o espaço. Um ponto de um dos lados dela é a Terra; um ponto do outro lado é uma galáxia distante. O furo que você fez com a caneta é o buraco de minhoca.


Outro exemplo: o universo todo gira, os planetas da nossa galáxia em torno do seu eixo e em torno do sol. Se um planeta gira mais rápido do que o outro, o tempo é percebido de maneira diferente: quanto mais rápido, menos tempo eu gasto para percorrer determinado espaço. Assim, se mais veloz eu estou, vou envelhecer mais lentamente. Um ano na velocidade da luz pode representar 50 anos na velocidade da terra. Ou seja, o tempo é relativo. Relativo de relação de equivalência.  Veja a relação no exemplo: Um ano de um extraterrestre pode ser igual a 50 anos do terráqueo (1 = 50). Sabendo-se que a gravidade influencia a velocidade, quanto mais gravidade menor a velocidade e maior o tempo.

Mas, tempo é o que os terráqueos do filme não tinham, pois o mundo estava em eminência de acabar. Temas atuais como fome e desertificação são tratados na trama. O planeta maltratado, na película, entra em extinção e o homem se vê obrigado a procurar uma maneira de sobreviver no espaço.

Então, Interestellar serve de alerta: Por que não gastamos melhor nosso tempo nos preocupando em preservar o nosso planeta? Ainda há tempo!




Sinopse

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.





Lançamento6 de novembro de 2014 (2h49min
Dirigido porChristopher Nolan
ComMatthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caines
GêneroFicção científica , Drama
NacionalidadeEUA


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA