O tempo passa, o tempo voa...





Nasci na década de 70, beiro aos quarenta anos, se fossem outros os tempos talvez pudesse me considerar uma senhora, todavia os tempos são outros: a expectativa de vida no mundo inteiro subiu, incluindo de nós brasileiros. Conquanto, uma pergunta ecoa no ar: Estamos preparados para viver mais? Houve para isto prévio planejamento?

Alguns dizem que “a velhice pode ser um prêmio ou pode ser um castigo, depende da forma como você se prepara”, não sei de quem é a autoria, mas concordo em partes com esta frase. Em partes porque acredito que o autor tenha se esquecido de dois detalhes importantes: acaso e destino, estas duas variáveis que nos fogem o controle.

Acaso: “Se acaso me quiseres, Sou dessas mulheres Que só dizem "sim!", Por uma coisa à toa, Uma noitada boa, Um cinema, um botequim.”! Na estrofe da música “Folhetim”, de Chico Buarque, o acaso significa eventualidade, ou seja, um acontecimento incerto ou imprevisto. Ora, nem tudo segue a risca o que foi planejado.

Por exemplo: Seu José acaba de sacar pela primeira vez sua aposentadoria na Caixa Econômica Federal. Na esquina conhece Rosa, mulher atraente de seios fartos... Então, ele pensa: por que não? No primeiro encontro já lhe entrega todo seu dinheiro e lhe faz juras de amor eterno. Seu José tinha planejado investir o dinheiro na reforma da casa, mas... "Sorte ou Revés"?

Destino: Se acaso é imprevisto, o destino é inevitável. O destino conduz a vida de acordo com uma ordem natural, da qual nada que existe pode escapar. Mas alguém pergunta: Qual a diferença entre acaso e destino? Para responder vou usar o exemplo acima: Por força do acaso José encontra Rosa. José pode ou não se relacionar com Rosa, esta é uma escolha dele se não for predestinação, ou seja, se não for impulsionado pela força do destino.


Todavia, seja "Sorte ou Revés", a sabedoria já diz melhor prevenir do que remediar. Sabemos que há um rombo na previdência pública do país, sabemos ainda que o SUS está o caos, e sabemos também que muitos morrem antes de se aposentar: "Sorte ou Revés"?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA