EDUCAÇÃO!

Estudo, observo, trabalho, observo e aprendo: Esta é a sequência!


De novo: Estudo, observo, trabalho, observo e aprendo: De novo! ...



Verbo

ob.ser.var, transitivo

1 -      examinar com atenção:
Observei a amostra no microscópio.

2 -      espreitar mais ou menos furtivamente:
Por entre a ramagem, observava o namoro do casalinho.

3 -      respeitar leis, normas ou imposições:
Observamos com rigor os preceitos da nossa arte.

4 -      chamar a atenção, advertir:
Carrancudo, observou-lhe que quem mandava ali era ele.

5 -      dar conselho, objetar, contrapor argumento:
“Mas”, observa o frade, “nada é imutável.”

E assim iniciamos nosso artigo sobre conhecimento empírico, sendo que nada mais é “o ato de adquirir conhecimento por meio da observação”.

Maçã de Newton: Conhecimento Empírico
Foi por meio de observação que o grande físico Isaac Newton descobriu a lei da gravidade: Reza a lenda, que uma maçã caiu sobre a cabeça de Newton, enquanto este dormia debaixo de uma macieira.

Ao observar este acontecimento o físico concluiu que a maçã caiu por algum motivo, e este motivo seria que alguém estaria “puxando” ela para baixo, neste caso o alguém seria a Terra.

Todavia, Newton não ficou só com este raciocínio, ele foi adiante, sugerindo que os corpos se atraem, ou seja, não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo. E não é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, mas todos os corpos do universo que possui massa atraem outros corpos que também possuem massa.

O ato de observar a queda de uma maçã fez com que Isaac Newton adquirisse conhecimento, a este conhecimento damos o nome de empirismo.

Nem tudo se aprende com os livros da escola, o conhecimento empírico é a vida que nos ensina. Se soubermos aproveitar as oportunidades que a vida nos dá, nos tornamos sábios. Contudo, para isso é preciso atenção, ou seja, precisamos examinar com atenção, espreitar furtivamente, respeitar as leis do universo e da sociedade, às vezes chamar a atenção para si, e saber argumentar.

Olha, um engenheiro é mais engenheiro dentro de um canteiro de obras do que de uma sala de aula. Não quero com isto desprezar o conhecimento teórico, mas este só serve como instrumento. É com a prática diária que se aprende. E isso vale para medicina, para o jornalismo, para comércio, para o direito e por aí vai...

Um outro fator  também muito importante: a experiência deverá ser atualizada e reciclada, não só os estudos.
O médico formou em mil novecentos e bolotinha, se ele não reciclar seus estudos e colocar a mão na massa, como este poderá acompanhar as mudanças dos dias atuais? Digo: mudanças tecnológicas, biológicas, ou seja, novas tecnologias, novas doenças, novos remédios, novos tratamentos, novas terapias...

Livros da escola: Conhecimento Teórico
Então, meus amigos: lamento informar aos acadêmicos de plantão, mas só estudo sem prática não vale nada. Estes estarão destinados a perpetuar a mesmice, a repetir velhos conceitos, velhos padrões, velhas práticas de ensino.

O mundo muda ora a passos de tartaruga, ora a velocidade da luz. Só um homem versátil e flexível será capaz de acompanhar e se adaptar as mudanças de cada época.

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