CULTURA: Resenha Crítica da série francesa Les Revenants!

Les Revenants: O sobrenatural não muito além da realidade...





Mais uma história de Zumbis, porém com ares de surrealismo. Oras, é possível traçar alguns paralelos com a vida contemporânea. Uma represa que seca, onda atentados (um serial killer que esfaqueia suas vítimas), pessoas vivendo como se estivessem mortas, até a putrificação dos zumbis se parecem com as feridas de um surto de ebola. 

São Paulo, Rio de Janeiro e África, isso mesmo, notícias recentes dos nossos noticiários. Em São Paulo, a reserva do Cantareira seca, na capital carioca pessoas são esfaqueadas a luz do dia, no continente africano, surto de Ebola.

Um filme que parece pesadelo, mas que traz a tona realidades duras. Conquanto, as coincidências não se fazem apenas na vida real. Ainda podemos fazer comparações com duas obras da literatura mundial: uma mitológica e outra bíblica: Atlântida e Apocalipse. 

Uma cidade inteira ressurge das águas da reserva, como o reino perdido de Atlântida, a exemplo da obra de Platão . O fim do mundo como entendemos e a vingança dos mortos, nos remetes aos livros bíblicos sobre o Apocalipse. 

Les Revenants é uma série francesa que chegou ao Brasil pelo canal Max. O Canal Plus ainda não divulgou uma nota oficial mas, rumores indicam que a segunda temporada da série poderá ser a última.

Uma adaptação de Fabrice Gobert do filme homônimo de Robin Campillo, lançado nos cinemas em 2004, a série mostra a vida dos moradores de um pequeno distrito no interior da França. Pessoas que morreram há anos voltam à vida. Alguns faleceram há pouco tempo, outros há décadas. Agora eles buscam se reintegrar à sociedade que não compreende a razão pela qual esse fenômeno ocorre. 

Camille - uma adolescente vítima de acidente numa estrada há quatro anos atrás; Simon - noivo que se suicida; "Victor" - um garotinho que foi assassinado por ladrões; e Serge, um serial killer, são alguns dos personagens que permeiam essa trama. Eles tentam continuar suas vidas de onde pararam enquanto fenômenos estranhos acontecem.

O ressurgimento dos mortos. mais uma série instigante sobre zumbis: Trata-se de um mistério que precisa ser desvendado.  Te espero na próxima temporada. Vale a pena assistir. Se você ainda não viu, fica o convite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA