CIÊNCIA DO DNA

Genoma & Clones


Já é possível clonar um ser humano, podemos clonar o DNA de uma pessoa?



Primeiro, vamos entender o que é DNA e Genoma e depois o ato de clonar...

Em biologia, o genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA... Mas, o que é DNA? É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.

Mas, quando se pensa em genoma, logo a gente pensa em genes... Gene, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos - as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico (ADN) e ácido ribonucléico (RNA). Pensava-se que o ser humano possuía aproximadamente 100 000 genes nos seus 46 cromossomos, porém estudos atuais sobre o genoma identificaram entre 20 000 e 25 000 genes.

Resumindo, o genoma é o conjunto dos genes (biomoléculas) que traz consigo informações hereditárias (as características do seu corpo físico que são transmitidos pelos seus antepassados, como cor da pele e dos olhos, estatura física, etc). Esse conjunto de biomoléculas também é conhecido como DNA.

Isso quer dizer que um conjunto de moléculas traz consigo toda a informação necessária para produzir cópias, idênticas (clones) ou não (filhos).

Mas o que são clones? 
A palavra clone , do grego κλών (/klon/, "broto, ramo"), é utilizada para designar um conjunto de indivíduos que possuem a mesma característica genética.
O termo clone foi criado em 1904, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um conjunto de indivíduos descendentes de uma célula, conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente iguais à de um indivíduo matriz.
Então, clone é a cópia perfeita de biomoléculas (genes, ou DNA) de um indivíduo.
Existem várias técnicas de clonagem artificial. Uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX. Processos de clonagem artificiais eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.

Mas se a ciência já clona um animal, por que ela ainda não foi capaz de clonar um ser humano? Será que não foi, ou apenas não foi divulgado?

Então, se já é possível, poderemos criar uma cópia perfeita de nós... E isso nos leva à imortalidade carnal... Mas e o espírito, é possível clonar um espírito humano? Porque uma coisa é a nossa identidade corporal (matéria) e outra é a nossa identidade espiritual (energia). Se o espírito também é uma criação genética (nesse caso, energética), acredito que sim...Mas, isso é uma outra conversa!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA