CRÔNICA

Ao se achar superior, o arrogante não sabe que nada sabe! É um tolo!




Ele se acha o dono da verdade... Sabe de tudo e ninguém o convence do contrário...Ái de quem atravesse o seu caminho... Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso. 

É a qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez.

Um soberbo... A Soberba também conhecido como Orgulho é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.

Segundo a concepção cristã, a soberba, que inclui arrogância e vaidade, é um dos sete pecados capitais que pode ser superado pela virtude da humildade, alcançável através de orações dirigidas a Deus e pelo esforço consciente do pecador.  

Já o humilde sabe o seu lugar no mundo... ele entende que sempre estamos numa posição intermediária do saber... Ninguém é senhor de todas as verdades... e sempre há algo novo à aprender! Ao contrário de arrogante ele considera as pessoas como iguais, e ainda sim, sabe respeitar as diferenças de cada um...

Na religião encontramos muitos crentes que se acham superiores moralmente só por pertencerem determinada igreja... essa soberba implica em pecado... Arrogante, o crente pecador discrimina os outros... 


Discriminação é a conduta de transgredir os direitos de uma pessoa, baseando-se em raciocínio sem conhecimento adequado sobre a matéria, tornando-a injusta e infundada. 

Pode ocorrer em diversos contextos, porém o contexto mais comum é o social, através da discriminação social, cultural, étnica, política, religiosa, sexual ou etária, que podem, por sua vez, levar à exclusão social.

A discriminação é a ação ou efeito de separar, segregar, pôr à parte... Trata-se de um assédio moral... Os arrogantes têm o mau costume de assediar as pessoas moralmente... 

Ao se achar superior, o arrogante não sabe que nada sabe! Um tolo, que vive tropeçando nos seus próprios passos! 

A arrogância leva o indivíduo à ruína... esse, vive caindo pela própria prepotência! Não tendo humildade para aprender com os outros...  erra sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA