CULTURA


Não somos feitos da mesma forma: cuidado com as generalizações!


Piada de Baiano



Outra:

Dois baianos conversam na rede estendida na sala.
Um deles pergunta:
— Och… Eu ouvi um barulho… Será que tá chovendo?
— Sei não, meu rei…
— Vá lá fora e dê uma olhada, vá…
— Och… Vá você!
— Vou não… Tô muito cansado, num sabe?
— Então, chame o Totó…
— Ah, chame você, meu rei… Chame!
— Totó! Venha aqui, venha!
Então o cachorro entra na sala e fica entre os dois preguiçosos.
— Tá chovendo não! — diz um deles — Olha só! O Totó tá sequim, sequim!


Piada de Português: Lógica do aquário





Outra:

Festa de quinze anos


Manuel convida:
- Joaquim, estou a lhe convidar para a festa de quinze anos de minha filha.
- Está bem, Manuel. Eu irei. Mas ficarei no máximo uns 6 meses.


 Estereótipos:


Ora meus bons, iniciamos o artigo com quatro anedotas: duas sobre baiano preguiçoso e outras duas sobre português burro. Por quê? Porque vamos falar sobre estereótipos.

Meus amigos, desde sempre as anedotas, também conhecidas como piadas, foram ótimas disseminadoras de estereótipos. E como nosso texto é sobre este tema, resolvi inicia-lo desta forma.

O Gordo e o Magro
"Todo gordo é preguiçoso", vocês concordam? Falso ou verdadeiro? Eis aqui outro estereótipo. Não, nem todo gordo é preguiçoso, nem a maioria dos gordos é preguiçosa.

Já expliquei o termo estereótipo no artigo anterior deste blogger sobre a Preguiça. Conquanto, vamos recapitular:

Estereótipos são generalizações sobre determinadas pessoas. Ideias preconcebidas, muitas vezes estes ocorrem sem o menor conhecimento sobre grupos sociais ou características individuais, como a aparência, condições financeiras, comportamento, sexualidade, etc.

Criado em 1922, pelo escritor estadunidense Walter Lippmann, o conceito de estereótipo é muito confundido com preconceito. Muitos são os estereótipos que se transformam em rótulos, por vezes pejorativos, causadores de má impressão nos indivíduos. Por ser uma noção preconcebida e muitas vezes automática, o estereótipo costuma ficar gravado no inconsciente coletivo da sociedade.

Mas todo estereótipo tem conotação negativa? Nem todos, vejamos os exemplos:

Estereótipo brasileiro: país do futebol e da mulher bonita
“Toda mulher brasileira é bonita”, “O Brasil é o país do futebol”, “Negro não apresenta idade”, e assim por diante, existem sim muitos estereótipos positivos.  

Todavia, positivo ou negativo, não convém nos deixarmos guiar por estereótipos. Os estereótipos nem sempre, ou quase nunca, contemplam a verdade. Portanto, fica a dica:

Não somos feitos da mesma forma: cuidado com as generalizações. O que também não significa que devemos abrir mão das anedotas.



Curiosidade: O que são e como surgiram as anedotas?

Livro do cartunista Ziraldo

Anedota é um recurso humorístico utilizado na comédia. Trata-se de uma breve história cujo objetivo é provocar o riso. Sabe-se que a comédia remonta à Grécia Antiga.

São Tomás de Aquino, no século XII, escreveu: "brincar é necessário para levar uma vida humana", afirmando que as piadas seriam importantes para repor as "forças do espírito". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA