COMPORTAMENTO

O que é ser fiel?




Pergunta difícil de responder, principalmente nos tempos atuais...
Ninguém mais quer ser fiel porque vivemos, hoje, num mundo individualista, em que as pessoas só respeitam seus desejos mais imediatos, esquecendo-se até de seus próprios princípios. Ou seja, as pessoas não querem ser fieis nem consigo mesmas!


Numa cultura psicopática na qual estamos inseridos, os indivíduos se tornam cada dia mais egoístas e agem impulsivamente para satisfazer seus desejos mais primários, desrespeitando a todo tipo de compromisso! Elas se preocupam com seu próprio prazer, com sua própria felicidade e são incapazes de se sacrificarem em prol de uma causa nobre que contemple o bem comum.


Tal atitude conota uma conduta libertina. Para ser fiel é preciso confiança e hoje as pessoas não confiam nem em si próprias.


Ou seja: Fidelidade é hoje uma característica rara, e só pessoas nobres conseguem assumir tal compromisso.
Claro, o ser humano é falho, e de vez por vez cai em tentação, mas isso não necessariamente implica em infidelidade.


Simplificando, ser fiel é muito mais que não trair, mas sim ser perseverante em suas causas, ainda que se cometam falhas! Isto é, ser fiel é "não desistir" mesmo perante os mais difíceis obstáculos. Fidelidade é respeitar compromissos. 
Ser fiel é um ato de amor! Fidelidade é um ato ético: é respeitar o direito dos outros.

Por fim, para não perdermos o costume, consultemos o "pai dos burros" :


Fidelidade. 1. Qualidade de fiel: lealdade. 2. Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança. 3. Observância rigorosa da verdade; exatidão. 4. Fis. Propriedade de uma balança que assume sempre a mesma posição quando solicitada sempre pelas mesmas forças. 5. Fis. Propriedade de um sistema acústico capaz de reproduzir sons de todas as freqüências presentes num sinal original, respeitando as relações de intensidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA