MEDICINA

Nem toda flor se cheira...



Aromas são compostos químicos voláteis (vapor ou gás) facilmente perceptíveis por neurônios olfatórios ligados aos órgãos olfativos dos animais. 
 
Normalmente, chamam-se aromas a substâncias com um cheiro agradável e que, por isso, são utilizadas na culinária, na fabricação de perfumes e outros usos em que se pretenda mascarar um cheiro desagradável. 

Uma das principais fontes de aromas naturais são as ervas aromáticas. 

Se os aromas são compostos químicos, então, por meio de inalação, estes compostos atingem regiões de nossos cérebros e desencadeiam outras reações químicas... por isso, a aromaterapia é sim uma ciência que pode curar e até provocar prazer...

Eu, particularmente, detesto o cheiro de poluição, seja a poluição de um corpo em decomposição, seja os poluentes oriundos dos combustíveis derivados de petróleo... seja o esgoto a céu aberto...

Aromaterapia é a utilização de óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.

Os óleos essenciais são extraídos das flores, folhas, caule ou raízes das plantas, sendo depois diluídos noutro óleo ou em álcool. Os óleos podem ser aplicados diretamente na pele, pulverizados no ar, inalados ou diluídos na água do banho.

A aromaterapia pode ser usada em conjunto com massagens como método de relaxamento.  Os praticantes alegam que as fragrâncias dos óleos essenciais estimulam os nervos no nariz, enviando sinais à região do cérebro que controla a memória e as emoções. Acreditam ainda que, dependendo do óleo, o resultado pode ser relaxante ou estimulante e que determinados óleos estimulariam o corpo a produzir substâncias que combatem a dor.

Entretanto, toda medicina, ainda que alternativa, deve ter orientação médica... nem tudo se pode cheirar... Como se diz o ditado... aquele sujeito pode não ser flor que se cheire... assim  dizemos dos maconheiros e suas catingas tóxicas... Já foi cientificamente provado que algumas toxinas causam síndrome do pânico (por intoxicarem e destruírem neurônios).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA