SOCIOLOGIA

 O hipócrita é um falso, o demagogo é um cínico! A arte de não admitir o erro! 




Hoje quero falar sobre como negar o erro é nocivo... Quem nega o erro não se corrige e continua errando... Mas, o que é o erro? Erro é juízo ou julgamento em desacordo com a realidade observada; engano.

O que não está certo precisa ser corrigido... se a pessoa não admite que errou e ainda pior, tenta mascarar o erro como se fosse um acerto... Porque tem gente que bate o pé e fica negando teimosamente que não há erro, que o errado é o certo, e não dá o braço a torcer... e ainda pior, tenta jogar a culpa no outro... Bom, esse é um desonesto...

Além de errar (sinal de desatenção, ou incapacidade) a pessoa que teima em negar o erro ou mascara o erro é um desonesto... E o que é desonestidade? 

É o contrario de honestidade... e honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar.

Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra.

A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

Então, quem é desonesto mente, frauda, engana... e o pior nunca admite o erro...

Errar é humano, mas se perpetuar no erro é diabólico... Talvez a pessoa até não saiba que errou, e aí cabe ao outro mostrar o erro e ensinar a corrigi-lo... Porque aquele que aponta o erro dos outros, mas não os ensina a se corrigir é um hipócrita, e aquele que aponta o erro do outro, mas ele próprio erra e não se corrige é um demagogo...

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui... A pessoa finge boa vontade, aponta o erro do outro, mas não o ensina a se corrigir, este está agindo de má fé... é o falso amigo que só quer sujar a boa imagem do outro!

No sentido figurado, demagogia é uma prática daqueles que aparentam humildade ou honestidade com o intuito de obter favores pouco claros. Outra forma de demagogia é um indivíduo engrandecer a si próprio para atrair o reconhecimento ou admiração dos outros. O demagogo se faz de santinho em cima dos erros dos outros, mas a prática da sua vida é <<faça como eu falo, mas não faça o que eu faço>>... Ou seja, ele mesmo não pratica o que diz!    

O hipócrita é um falso, o demagogo é um cínico!  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA