Mafiosos e a Ética da Responsabilidade!

Lendo um antigo comentário da Diretora Presidente do Jurídico da MRV, Maria Fernanda Menin Maia, em seu twitter (no dia 8 de maio de 2012):  


<<Na Itália predomina o pessimismo com a economia. Queixas mais frequentes são relacionadas ao governo e à corrupção>>

Não muito diferente do Brasil, né mesmo?... Lendo isso, decidi escrever sobre a Máfia Italiana...

 
Tema musical de O Poderoso Chefão na voz de Dalida

 Mafiosos: Bandidos ou heróis?


Não dá para imaginar um homem rico, bem sucedido nos negócios, consumindo drogas que são verdadeiros venenos para a saúde física e mental... Então, não podemos imaginar um mafioso consumidor de drogas ilícitas, mafioso que é mafioso toma remédios caros e sua família é dona, na verdade, de indústria farmacêutica. 

Quem mexe com drogas que são verdadeiros venenos é criminoso, e criminoso que é criminoso é pobre. É aquela máxima: ou morre com um tiro na cabeça, ou para numa cadeira de rodas, ou morre preso na cadeia... E isso significa que o criminoso foi bem sucedido nos seus negócios... Todo mundo sabe que o traficante brasileiro, Fernandinho Beira Mar, vive em prisão perpétua em penitenciárias do Rio de Janeiro... Ele é um dos bem sucedidos criminosos brasileiros; e que vida, né gente?

É senso comum no terceiro mundo entender máfia como crime organizado, mas isso é um tremendo engano. Máfia é na verdade um grupo de pessoas, mega empresários, pertencentes à uma mesma família... Existem várias máfias, várias famílias de empresários bem sucedidos em seus negócios...

Uma pessoa para se dar bem no mundo dos negócios tem que ter flexibilidade, não pode ser muito certinho (moralista), mas também não pode ser corrupto. O segredo do sucesso dos mafiosos é a Ética da Responsabilidade... Por exemplo: se o mafioso reside em um país cujo o presidente é um tirano corrupto, pode ser que esse empresário mafioso se vê obrigado a desviar dinheiro de impostos (que iria acabar no bolsos dos criminosos traficantes e políticos corruptos). Todavia, esse empresário não embolsa o dinheiro, mas aplica na geração de empregos e projetos sociais... Ou seja, ele reverte esse dinheiro que iria ser roubado em benefícios para a sociedade.
 
Al Pacino em O Poderoso Chefão


Mas, quem já viu a trilogia do filme <<O Poderoso Chefão >> sabe que um mafioso pode ser bastante violento... E isso choca um tanto as pessoas comuns... Porém, essas pessoas não sabem que mafiosos vivem em guerra, são soldados que agem em legítima defesa, da sua família e das pessoas que são ligadas ao seu grupo. Mafioso não mata à toa, mafioso tem código de ética cristã... Não conheço nenhuma máfia que não seja ligada à uma igreja!  Mafioso é fraterno, altruísta e religioso!

Já o crime organizado é formado por grupos marginais ligados à políticos corruptos e grupos terroristas. Quase sempre um criminoso é ligado à uma seita satanista, à um centro de magia negra. Matam por ódio e inveja e não para salvar seus filhos e esposas, pois seu maior lema é: cada um por si e deus (diabo) contra todos.

Bruce Wayne, identidade secreta de Batman

Quer saber quem é o mais famoso mafioso do imaginário popular? Batman... Mas quem é Batman? Batman é Bruce Wayne: um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça.

Batman se vinga entre aspas, pois ele age dentro dos parâmetros éticos da justiça, sem moralismos, às vezes contrariando as leis de seu país, mas sem excessos de violência.

Ahhh, mas aí todo mundo vai dizer, Batman não existe... Eu digo o contrário, sei lá... eu acredito até me Papai Noel... Vai ver que Batman faz parte de planejamento secreto e ainda são saiu para o mundo... Mas, quem sabe um dia... A verdade é que o mundo está cheio de heróis anônimos que se arriscam todos os dias para salvar o nosso planeta.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA