ARTIGO COMPORTAMENTO

A relação entre hábitos e rotina

 


Hábitos e rotina são dois conceitos que estão intimamente relacionados, mas que não são exatamente a mesma coisa. Neste artigo, vamos explorar as diferenças e as semelhanças entre eles, e como eles podem influenciar a nossa saúde mental e o nosso bem-estar.

 

O que são hábitos?

 

Hábitos são comportamentos que repetimos frequentemente, de forma automática e inconsciente. Eles são formados pelo nosso cérebro como uma forma de economizar energia e tempo, e de facilitar a adaptação ao ambiente. Os hábitos podem ser positivos ou negativos, dependendo do seu impacto na nossa vida.

 

Por exemplo, escovar os dentes, tomar água, ler um livro, meditar, são hábitos positivos, que contribuem para a nossa saúde física e mental. Já fumar, comer fast-food, procrastinar, roer as unhas, são hábitos negativos, que prejudicam o nosso bem-estar e podem causar problemas a longo prazo.

 

Os hábitos são formados por um ciclo de três etapas: o gatilho, a rotina e a recompensa. O gatilho é o estímulo que dispara o hábito, como um horário, um lugar, uma pessoa, uma emoção, etc. A rotina é o comportamento em si, que pode ser físico, mental ou emocional. A recompensa é o benefício que obtemos ao realizar o hábito, como prazer, alívio, satisfação, etc.

 

Para mudar um hábito, é preciso identificar e modificar essas três etapas, substituindo o hábito indesejado por um hábito desejado. Por exemplo, se o gatilho para fumar é o estresse, a rotina é acender um cigarro, e a recompensa é a sensação de relaxamento, podemos tentar substituir esse hábito por outro que também nos traga relaxamento, como respirar fundo, ouvir música, fazer uma massagem, etc.

 

 O que é rotina?

 

Rotina é um conjunto de hábitos que seguimos regularmente, de acordo com um horário ou uma sequência. A rotina nos ajuda a organizar o nosso dia, a cumprir as nossas obrigações, a ter mais produtividade e eficiência, e a criar uma sensação de estabilidade e previsibilidade.

 

Por exemplo, a nossa rotina matinal pode incluir hábitos como acordar, tomar banho, tomar café da manhã, escovar os dentes, se vestir, etc. A nossa rotina noturna pode incluir hábitos como jantar, assistir TV, ler, escovar os dentes, dormir, etc.

 

A rotina também pode ser adaptada às nossas necessidades e preferências, de forma a nos proporcionar mais satisfação e bem-estar. Por exemplo, podemos incluir na nossa rotina hábitos que nos façam felizes, como praticar um hobby, conversar com um amigo, fazer uma atividade física, etc.

 

 Qual é a relação entre hábitos e rotina?

 

Hábitos e rotina estão interligados, pois os hábitos compõem a rotina, e a rotina reforça os hábitos. Os hábitos nos ajudam a criar uma rotina que seja adequada aos nossos objetivos e valores, e que nos traga benefícios a curto e a longo prazo. A rotina nos ajuda a manter os hábitos que já temos, e a incorporar novos hábitos que queiramos adquirir.

 

A relação entre hábitos e rotina também é influenciada pela nossa motivação, que é o desejo de escapar do desconforto. O desconforto pode ser físico, como fome, sede, dor, etc., ou psicológico, como tédio, ansiedade, medo, culpa, etc. O nosso cérebro busca aliviar o desconforto através de hábitos que nos tragam recompensas imediatas, mas que nem sempre são os melhores para nós a longo prazo.

 

Por isso, é importante que a nossa rotina seja equilibrada, e que inclua hábitos que nos tragam recompensas a curto e a longo prazo, como saúde, felicidade, realização, etc. Assim, podemos ter mais controle sobre o nosso comportamento, e mais qualidade de vida.

 

 Conclusão

 

Hábitos e rotina são dois conceitos que estão intimamente relacionados, mas que não são exatamente a mesma coisa. Hábitos são comportamentos que repetimos frequentemente, de forma automática e inconsciente. Rotina é um conjunto de hábitos que seguimos regularmente, de acordo com um horário ou uma sequência. Hábitos e rotina nos ajudam a organizar o nosso dia, a cumprir as nossas obrigações, a ter mais produtividade e eficiência, e a criar uma sensação de estabilidade e previsibilidade. Hábitos e rotina também são influenciados pela nossa motivação, que é o desejo de escapar do desconforto. Por isso, é importante que a nossa rotina seja equilibrada, e que inclua hábitos que nos tragam recompensas a curto e a longo prazo, como saúde, felicidade, realização, etc. Assim, podemos ter mais controle sobre o nosso comportamento, e mais qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA