ARTIGO FILOSOFIA

 A natureza do fracasso





Chat GPT, defina o conceito de fracasso!

Fracasso é um termo que se refere a um acontecimento lastimoso, um insucesso, um desastre ou ainda um fiasco. O termo provém do verbo fracassar, que diz respeito à frustração (quando não se consegue algo) e ao resultado adverso num negócio.

Pensando assim, eu pergunto ao Chat GPT: Jesus foi um fracasso?

Resposta: Não é apropriado se referir a Jesus como um fracassado. Jesus é uma figura histórica e religiosa importante para muitas pessoas em todo o mundo. Ele é considerado por muitos como um líder espiritual e um exemplo de amor, compaixão e humildade.

Qual era o negócio de Jesus? Jesus morreu na cruz, se formos pensar de forma conceitual, Jesus foi um fracassado, mas o negócio de Jesus não era o de “se dar bem na vida”... Ele escolheu um caminho de provação! Seu objetivo era o de se sacrificar para salvar o mundo da destruição e o de ensinar o amor fraterno para a humanidade. Seu legado é inquestionável... Jesus com certeza é o líder espiritual mais famoso do mundo.

Então, pela ótica da humanidade Jesus foi um fracassado, pois apesar de tanto sacrifício, o Senhor não conseguiu evitar tantas guerras e genocídios... Mas, com certeza sem o exemplo de Jesus esse planeta já teria sido exterminado.

O que faz um bombeiro arriscar sua própria vida para salvar a vida de outros? E muitas vezes bombeiros morrem nesse intento. Sem instituições como a Cruz Vermelha, o que seria dos sobreviventes de tantos terremotos? e olha que terremoto não escolhe classe social...

O fracasso pode ser uma oportunidade de aprendermos diversas coisas, sendo uma das mais importantes, a resiliência... E em relação à resiliência temos muito o que aprender com o povo japonês... País que se reconstruiu depois de uma bomba atômica.

Sem a busca pela santidade, coitado dos bem-sucedidos, quem os salvaria de uma doença grave? A dedicação dos médicos pode ser considerada como a mesma dedicação dos bombeiros que salvam tantas vidas.

Infelizmente o egoísmo faz as pessoas acreditarem que sucesso é êxito profissional, desprezam a vida humanitária... ter escrúpulos impede muita gente boa de subir na vida...

Por isso, eu digo: um mundo com mais bombeiros e menos advogados!    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA