PSICOLOGIA

Duas Caras:  mais comum do que se pensa...




Dupla personalidade ou...

A perturbação de identidade dissociativa (PID), anteriormente denominada perturbação de personalidade múltipla  é uma perturbação mental caracterizada por pelo menos dois estados de personalidade distintos.   Na maioria dos casos verifica-se amnésia dissociativa (uma personalidade não se lembra da outra): incapacidade de recordar eventos diários, informações pessoais importantes ou eventos traumáticos de uma forma que não pode ser explicada pelo esquecimento normal. Os diferentes estados de personalidade revelam-se de forma alternada no comportamento da pessoa, embora a sua apresentação possa variar. 

Eu conheço gente assim e costumo chamá-las de Duas Caras... Ora a pessoa é super gente boa, ora a pessoa é insuportável de chata e psicopata...

Mas, o nome Duas Caras também remete à um personagem dos quadrinhos de Batman...

Duas-Caras (Two-Face, no original em inglês) é um personagem fictício dos quadrinhos, um vilão e inimigo do Batman no Universo DC. Criado por Bob Kane e Bill Finger, apareceu pela primeira vez em Detective Comics #66 (agosto de 1942).

A identidade verdadeira de Duas-Caras é Harvey Dent, promotor público de Gotham City e aliado próximo de Batman. Entretanto, Dent enlouquece depois que o chefe da máfia Sal Maroni joga ácido nele durante um julgamento, desfigurando o lado esquerdo do seu rosto, assim se tornando o vilão.

Uma curiosidade sobre o Duas-Caras é que antes de se tornar o vilão, fazia sua própria sorte em uma moeda de lados iguais, porém, durante o acidente um lado da moeda se queima. Assim fazendo que o próprio decidisse a vida dos seus reféns pela sorte entre vida e morte.

O fato é que lidar com gente Duas Caras é muito difícil... precisa muito cuidado para não agredir a personalidade bacana, gente boa... que não merece os maus-tratos que o perverso chama para si...

Você conhece gente assim?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA