TECNOLOGIA... DRONES, SATÉLITES E NANOROBÔS

O que os drones tem em comum com os satélites artificiais?... E nanorobôs?

 

 

Os dois (satélite e drone) são veículo aéreo não tripulado (vant). A diferença: o satélite artificial orbita no hiperespaço enquanto o drone pode sobrevoar as nossas cabeças, numa altura inclusive inferior a de um avião. Ambos equipamentos podem filmar, gravar e tanto propagar, quanto receber sinais de internet... Servem para comunicação e monitoramento de radares, rádios, televisores, celulares e computadores. Um drone comum pode ser movidos à bateria, já os satélites são colocados em órbita espacial por meio de foguetes e (estes satélites) possuem placas de energia solar (responsáveis pelo funcionamento dos mesmos).

A origem dos satélites e dos drones

Em 1955, o governo americano tinha planos para lançar um satélite e solicitou a institutos de pesquisa para colaborar no desenvolvimento do projeto. Em 4 de outubro de 1957, entretanto, foi colocado em órbita, pela União Soviética, o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, que tinha 58 centímetros de diâmetro e pesava 83,6 quilos e que levou 98 minutos para ser colocado em uma órbita elíptica ao redor da Terra. Esse fato marcou o início da corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos. Como um impressionante feito científico, o fato chamou a atenção do mundo todo, principalmente dos Estados Unidos, onde temia-se a capacidade dos soviéticos de lançarem também mísseis balísticos. No dia 3 de novembro os soviéticos surpreenderam mais uma vez, com o lançamento do Sputnik 2, desta vez com o primeiro ser vivo a orbitar a Terra, a cadela Laika.
Como resposta, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos aprovou o financiamento para o desenvolvimento de outro projeto para colocar um satélite em órbita, iniciando assim o Programa Explorer, por meio do qual foi colocado em órbita o primeiro satélite artificial americano, o Explorer I, em 31 de janeiro de 1958. Este satélite carregava uma série de instrumentos científicos que permitiram a descoberta do cinturão de radiação que existem em torno da Terra, chamado de cinturão de Van Allen.

Os drones
Há indícios de que os drones foram criados durante a segunda guerra mundial, mas quem aprimorou o equipamento foi o israelita Abe Karem, engenheiro espacial responsável pelo drone americano mais temido e bem-sucedido.
Ganhou esse nome drone (tradução do inglês para o português: zangão), devido ao barulho emitido pelo equipamento. Esses primeiros drones eram usados para reconhecimento de terrenos, permitindo uma visão aérea. Também como uso militar, serviram de apoio, e meio, para ataques de guerra e espionagem, sendo utilizados inclusive para enviar mensagens.


E nanorobôs?
Em outro artigo abordei o assunto da nanotecnologia: um nanorobô é um robô menor que um átomo... Um drone é uma máquina (uma espécie de robô)... Então, nos faz pensar: Um drone nanorobô no interior de um inseto... Um mosquito espião! 

Um satélite pode controlar um drone? Sim, por meio de uma programação algorítmica... Então, satélites podem controlar insetos? Um inseto com um nanorobô em seu interior... sim! E eis a Guerra Fria!

Como todo equipamento tecnológico, satélites, drones e nanorobôs podem ser usados tanto para fins pacíficos quanto para promover guerras. Por isso, é necessário regulamentação ética quanto ao seu uso e aplicação... Só depende de nós seres humanos, escolhermos a utilização de equipamentos tecnológicos para o desenvolvimento e progresso do planeta com o equilíbrio de todo ecossistema.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA