SOCIOLOGIA

É PRECISO FALAR COISA COM COISA E NEM SEMPRE DE FORMA CLARA...

 
rede semântica


Toda comunicação precisa fazer sentido... Se eu não entendo o idioma, com certeza não vou conseguir me comunicar... E para fazer sentido é preciso entender o significado das palavras... Porque uma única palavra pode haver diversos significados com sentido diferentes... Para fazer sentido é preciso coerência... 

Tem gente que não fala coisa com coisa... Esse está confuso das ideias... Para estreitar o assunto, vamos entender o que é semântica...

Semântica (do grego σημαντικός, sēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação. (Denotação, também referida como sentido denotativo e sentido literal, é o emprego de palavras ou enunciado no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso). Ou seja, ao pé da letra!

A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem. Outras formas de semântica incluem a semântica nas linguagens de programação, lógica formal, e semiótica. 

 Mas, quem fala por meio de semiótica nem sempre fala de maneira clara... Na semiótica, o sentido está oculto, então é preciso saber interpretar o dialogo.  Na semiótica, se fala por meio de metáforas, de símbolos, de enigmas... que precisam ser decifrado...

É o mesmo que falar por meio de códigos... A semiótica inclui o estudo de sinais e processos de signos, indicação, designação, semelhança, analogia, alegoria, metonímia, metáfora, simbolismo, significação e comunicação.  A tradição semiótica explora o estudo de signos e símbolos como parte significativa das comunicações. Diferentemente da linguística, entretanto, a semiótica também estuda sistemas de signos não-linguísticos.

Uma imagem pode falar mais do que mil palavras... Eu já falei nesse livro a respeito de num futuro muito próximo ... o indivíduo poder ter seu córtex cerebral ligado à uma Cloud Computner... O cérebro humano ligado à um banco de dados que estará localizado no ciberespaço... Mas, para isso ser possível... vai ser necessário a construção colaborativa de um Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional, conforme o filosofo francês Pierre Levy explica.

Isso significa que uma nova linguagem está por vir... uma linguagem universal matemática, mas que se traduzirá em diversas línguas... Mas , para haver isso é preciso Globalismo... Uma tendência de pertencimento global que vai trazer grandes progressos para a humanidade... Mas, isso  é uma outra história!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA