CRÔNICA

OS MORALISTAS SÃO PRECONCEITUOSOS! 




São representantes da santidade... Julgam possuir um comportamento exemplar... Horrorizam com tudo que é diverso à moral e aos bons costumes... Não respeitam divergências de opiniões, nem culturas diferentes da sua, muito menos religião... Os moralistas são os donos da verdade... Aponta  o dedo para a ferida do outro, mas não enxerga a trave no próprio olho! 

Você é mãe solteira, que horror! Seu filho é gay, lastimável! Ex-prostituta não existe! Pobre e negro, só pode ser marginal! O viciado em drogas, está perdido para sempre! Todo cigano é ladrão!!! Sua filha bebe cerveja sozinha??? Já passou dos quarenta e não arrumou marido??? Desempregado é vagabundo!!! 

Ao contrário do que muitos pensam, o moralista não é ético nem seguidor de moral cristã... O moralista é um hipócrita preconceituoso ... Não perde a chance em atirar a primeira pedra! Sempre fala muito mal da vida alheia... Um fofoqueiro contumaz! 

Moral é código de valor... A moral perfaz os códigos de conduta, as regras de uma sociedade... E está muito entrelaçada à cultura de cada um... 

Moeda de dois lados.. Pela boa ótica... O moralismo é uma filosofia surgida no século XIX que se preocupa em imbuir a sociedade com um certo conjunto de morais, geralmente comportamentos tradicionais, mas também "justiça, liberdade e igualdade". <<Quero que meu filho tenha boa índole, que respeite as pessoas e as regras do bom convívio>>.

Mas, pejorativamente... é consideração moral inconsistente por estar separada do sentimento moral, por ser baseada em preceitos tradicionais irrefletidos ou por ignorar a particularidade e a complexidade da situação julgada.

De novo, os moralistas são preconceituosos... 

Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas. A palavra também pode significar uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.  

O preconceito pode ocorrer para com uma pessoa ou um grupo de pessoas de determinada afiliação política, sexo, gênero, crenças, valores, classe social, idade, deficiência, religião, sexualidade, identidade de gênero, raça/etnia, linguagem/língua, nacionalidade, beleza, ocupação, educação, criminalidade, apoio a uma equipa desportiva ou outras características pessoais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA