CIÊNCIA

 Economia não significa avareza...




Por que economizar é importante? Porque evita desperdício (dinheiro jogado fora), porque reduz impacto ambiental (lixo de menos), porque precavem tempos difíceis (poupança)... Mas o que é economia? 

É o controle ou moderação das despesas; poupança.

Poupança  é a parcela da renda ou do patrimônio que não é gasto ou consumido no período em que é recebido e, por consequência, é guardado para ser utilizado em um momento futuro. No momento das vacas magras (dificuldades), por exemplo.

O conceito de poupança está intimamente relacionado com redução de despesas, em particular dos gastos recorrentes.

Tem gente que pensa que o econômico é pão duro... avarento... mas o avarento é aquele que tem dó de tudo... 

Pode ter muito, mas não divide o que tem... não tem nada a ver com economia... Veja: o chefe de família alimenta todas as bocas de sua casa sem desperdiçar comida... compra os mantimentos de maneira farta, mas sem exageros... O pão-duro, mão de vaca, prefere ver sua família passar fome à gastar seus bens...

Avareza ou sovinice é a dificuldade e o medo de perder algo que possui, como bens materiais e recursos. Uma pessoa avarenta é popularmente chamada de pão-duro, mão-de-vaca, unha-de-fome ou muquirana

É um dos sete pecados capitais,  representando o medo de perder algo que possui. Apego a bens materiais em detrimento à necessidades humanas básicas...  Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, é uma pessoa egoísta.   

Economia não significa avareza... O econômico é precavido!
 
O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.

Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis.

Partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA