FILOSOFIA

 Nada é de graça!

 Raciocínio requer muito estudo e treinamento... senão, o pensamento é burro!




A mocinha aparece com o cabelo molhado, minha dedução é de que ela tomou banho a pouco tempo... Dedução: análise lógica utilizada para construir argumentos, utilizando premissas/argumentos para obter uma conclusão. A conclusão torna explícito um conhecimento já existente nas premissas. 

Mas, o que é premissa?  Em Lógica, uma premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. Esta constitui-se de duas partes: uma coleção de premissas, e uma conclusão. Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. 

No exemplo acima: o que faz uma mocinha molhar o cabelo? premissas: 1) banho 2) salão de beleza 3) chuva... Eliminando premissas: 

a) o cabelo está molhado, mas a roupa está seca, logo: não é chuva...
b) o cabelo está molhado, mas despenteado, logo: não é salão de beleza
c) conclusão: tomou banho (a pouco tempo, pois o cabelo ainda está molhado).

A dedução é um raciocínio muito utilizado em analises investigativas... pessoas com QI inferior à média não sabem fazer deduções...

Trata-se de um raciocínio mais sofisticado... Mas, o que é raciocínio? É o  ato ou maneira de pensar... 

Pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
  • Dedução: corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada." É comum associar os matemáticos a este tipo de raciocínio.  

  • Indução: é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas a este estilo de raciocínio.
 
  • Abdução: significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives etc.

No mais:  Lógica (do grego λογική logos ) tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido.

Se é lógico, é racional!  

A lógica foi estudada em várias civilizações da Antiguidade. Na Índia, a recursão silogística, Nyaya remonta a 1900 anos atrás. Na China, o Moísmo e a Escola dos Nomes datam de 2200 anos atrás. Na Grécia Antiga a lógica foi estabelecida como disciplina por Aristóteles, com a sua obra Organon. Ele dividiu a lógica em formal e material. O estudo da lógica era parte do Trivium clássico, juntamente com a gramática e a retórica (ver: Artes liberais). 

Raciocínio requer muito estudo e treinamento... senão, o pensamento é burro! Nada é de graça! Assim como para se ter o corpo saudável é necessário combater o sedentarismo, é preciso exercitar o cérebro!


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA