FILOSOFIA

 Inveja e Cobiça: O demônio do olho grande e gordo!

 
Essa Lula gigante é um demônio chamado: Leviatã



Quando se diz: a pessoa está com olho grande nas suas coisas... significa que a pessoa cobiça o que você tem, isto é, quer roubar o que é seu para si... Quando se diz: a pessoa está com olho gordo nas suas coisas... Isso quer dizer que a pessoa não quer o que é seu, mas também não quer que você tenha...

Olho grande é cobiça, olho gordo é inveja! Mas, há quem ache que tudo é a mesma coisa... Nos pecados capitais, inveja também é cobiça... Então, no sentido religioso, o invejoso, quer o que é seu só para que você não o tenha... Depois de lhe roubar, o invejoso vai querer ostentar e humilhar...

O pecado da inveja/cobiça é retratado pela Igreja Cristã como sendo um demônio...  No Antigo Testamento, a imagem do Leviatã é retratada pela primeira vez no Livro de Jó, capítulo 41. Sua descrição na referida passagem é breve. Foi considerado pela Igreja Católica durante a Idade Média, como o demônio representante do quinto pecado, a Inveja, também sendo tratado com um dos sete príncipes infernais. 

Uma nota explicativa revela uma primeira definição: "monstro que se representa sob a forma de lula, segundo a mitologia fenícia" (Velho Testamento, 1957: 614). Não se deve perder de vista que nas diversas descrições no Antigo Testamento ele é caracterizado sob diferentes formas, uma vez que funde-se com outros animais. Formas como a de dragão marinho, serpente e polvo (semelhante ao Kraken) também são bastante comuns.

Leviatã (em hebraico: לִוְיָתָן; transl.: Livyatan, Liwyāṯān) é um peixe feroz citado na Tanakh, ou no Antigo Testamento. É uma criatura que, em alguns casos, pode ter interpretação mitológica, ou simbólica, a depender do contexto em que a palavra é usada. Geralmente é descrito como tendo grandes proporções. É bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média e nos tempos bíblicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA