MEDICINA

 PLANTAS MEDICINAIS CURAM...

 Mas, cuidado, nem todas... algumas são venenos!

 

 

Eu tive um lindo cachorro chamado Cazuza, que após uma cirurgia de castração, ficou com uma ferida que não cicatrizava nunca... Curei Cazuza coma folha da babosa, que foi muito eficaz... 

Também há muito tempo faço uso de chás... erva cidreira, pode até não ter o poderoso efeito tranquilizante do calmante faixa preta, mas que relaxa... isso relaxa... E se você relaxar todo dia tomando um chazinho, seu stress vai reduzir consideravelmente...

Eu, particularmente, melhoro minha ansiedade que é brutal (devido a uma síndrome do pânico crônica), fumando folhas de louro... mastigar um cravo da índia e cheirar óleo de menta... já aliviou e muito minhas crises de pânico...

Claro, não abro mão do fármaco industrializado, mas o remédio sozinho não dá conta das minhas crises... Tenho curado gripe fortíssima de 15 dias em dois dias com cachaça de amburana... Então, eu sou prova viva dos milagres da fitoterapia...

Essa semana, tirei totalmente as dores fortes da minha gatinha com hiperplasia mamária com chá de calêndula, que é ótimo no tratamento contra câncer de mama...    


Há uma grande quantidade de plantas medicinais, em todas as partes do mundo, utilizadas há milhares de anos para o tratamento de doenças, através de mecanismos na maioria das vezes desconhecidos. O estudo desses mecanismos e o isolamento do princípio ativo (a substância ou conjunto delas que é responsável pelos efeitos terapêuticos) da planta é uma das principais prioridades da farmacologia. 

Enquanto o princípio ativo não é isolado, as plantas medicinais são utilizadas de forma caseira, principalmente através de chás, ultradiluições, ou de forma industrializada, com extrato homogêneo da planta. Olha, a gente sabe que a indústria farmacêutica lança mão das plantas, ervas e flores para extrair seus remédios... E por que  a  ação curativa dos chás e unguentos seria diferente?... 

Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.  

Ao contrário da crença popular, o uso de plantas medicinais não é isento de risco. Há plantas que são verdadeiros venenos, se você ingerir uma delas poderá morrer... como por exemplo o jequiriti.


Por isso, o uso de fitoterápicos não dispensa a orientação médica... Eu sempre procuro minha médica e pergunto se posso tomar algum chá... inclusive, minha psiquiatra já me alertou que não posso consumir cafeína... 

Então, não use medicamento, mesmo que fitoterápico, sem recomendação médica!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA