PSICOLOGIA

INTUIÇÃO - PRESSENTIMENTO - PREMONIÇÃO

 Intuição é pressentir por meio inspiração ou de instintos




Intuição seria inspiração divina ou diabólica?... Quando você intui... você busca algo dentro de si, do seu inconsciente...  Em psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, às vezes e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar a conclusão é puramente inconsciente, fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino.

A intuição consiste na capacidade de conhecer algo sem de fato entender seu funcionamento. Está fundamentada na noção inicial que temos sobre algo, noção esta que nasce da experiência sensorial e/ou de uma análise superficial das características que compõe determinado elemento. Tomando como base esta noção inicial, conseguimos entender de forma pouco esclarecida do que se trata determinado elemento e já nos dispomos a emitir juízos acerca do mesmo.  

Intuição é  pressentir por meio de instintos...  Instintos são típicos do comportamento animal, sobretudo com relação a comportamentos que favorecem a sobrevivência da espécie (acasalamento, busca de alimento, construção de ninhos, fuga).

Na linguagem coloquial, a palavra intuição é usada como sinônimo de pressentimento (ter a sensação de que algo vai acontecer ou adivinhar algo antes de acontecer): “É melhor irmos embora daqui, a minha intuição diz-me que há algo suspeito com estas pessoas”, “Filha, lembra-te de que, por mais conselhos que te possam dar, tens sempre de dar ouvidos à tua intuição”.

Intuição - pressentimento é premonição:  

Premonição é a sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer, é sinônimo de pressentimento. É circunstância ou fato que deve ser tomado como aviso; presságio. A palavra é muito conhecida devido à literatura e aos filmes que a têm como tema principal, explorando a capacidade sobrenatural de se prever o futuro. 

O termo premonição ou sonhos premonitórios (sonhos de advertência ou aviso) é utilizado para designar a suposta ocorrência de avisos sobre acontecimentos futuros,  associados (ou não) a fatos calamitosos em natureza. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA