FILOSOFIA

ESCOLHA O CERTO E PERSEVERE! 



Antes, eu falei sobre abnegação, agora vou falar sobre perseverança... 

A perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades.

Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a suas ideias e propósitos.

Mas, para perseverar é preciso discernimento, ... e discernimento é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo; ou efeito de se distinguir com raciocínio sobre as coisas. Mas, como saber o que é certo? E mais... o que é certo para mim pode ser errado para você! Como saber?

O certo é o que não há erro; verdadeiro, correto. Um conceito ligado à moral e a ética... 
 

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. 

Um exemplo:No ocidente é moralmente certo ter apenas um conjugue... Mas, em alguns países do oriente é possível se casar com mais de um parceiro...

Na moral Cristã está prescrito: Não cobiçar a mulher do próximo... Mas, no oriente também, se você mexer com uma das mulheres do outro, você pode sim levar um tiro na testa. 

Eticamente falando... eu prefiro a monogamia, então quem se casar comigo, terá que ser fiel... Eticamente, falando, trata-se de um acordo entre partes...

Ético é você fazer ao outro o que você gostaria que fizesse com você...

Então, se eu sou cristão de direita (politicamente falando), é certo perseverar no casamento que Deus consagrou a mim, é certo eu me manter fiel, e é certo eu ter filhos apenas com meu conjugue... Eu tenho esse direito e é uma decisão que cabe somente a mim e que ninguém deve ser meter... Eu tenho esse direito e, sendo de direita, a igreja e o estado tem o dever de me proteger na minha escolha!

Mas, deixando de lado esse exemplo... Deve-se perseverar sempre quando é moral e eticamente correto! Só resta saber o que é correto!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA