SOCIEDADE

O íntegro não comete traições!





Como saber se uma pessoa é íntegra? O íntegro não comete traições! Mas o que é traição? 

É o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de apoiar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelos outros. 

Simplificando... Traição é quebra de acordos... Um cavalheiro não quebra acordos... Um cavalheiro honra a palavra empenhada... É um conceito mais ético do que moral... Um exemplo: o casamento é monogâmico no Brasil, mas eu posso entrar em acordo com meu conjugue e optar por um relacionamento aberto... Nesse caso ficar com outra pessoa não significa traição... Todavia, o acordo é feito entre partes... É preciso haver consenso... O que é consenso?  Consenso é aceite, consentimento entre todos os membros de um grupo ou entre vários grupos.

Eu por exemplo, não aceito relacionamentos abertos, então quem se casar comigo precisa ser fiel, senão há quebra de acordo, o que significa traição...

Mas, a traição não acontece só entre marido e mulher... O maior traidor da história foi:

Judas Iscariotes - um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os evangelhos canônicos, veio a ser o traidor que entregou Jesus aos seus captores por trinta moedas de prata e, entrando em desespero, enforcou-se e condenou-se ao inferno segundo a tradição católica. 

O contrário de integridade é canalhice! Judas Iscariotes  provou ser crápula, um verme desalmado, que levou Jesus, por traição, à cruz.

Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo a ser íntegre, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, brioso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito

Canalha é  relativo a ou próprio de pessoa vil, reles.
que tem pouco valor, não presta; ordinário

Judas Iscariotes provou que não há esperteza na quebra de contratos... O traidor é sempre um derrotado!






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA