Os Flintstones


 Yabba Dabba Doo!






Será que no tempo da Pedra Lascada todos os homens eram trogloditas? Não, segundo Os Flintstones... Sucesso desde a década de sessenta, criada por William Hanna e Joseph Barbera, o desenho animado retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas (segundo Wikipédia). 

Trata-se de uma família moderna em plena Era das Cavernas... Fred, o chefe da família protagonista de história, trabalha numa pedreira, dirige um carro com rodas de pedra, cuja propulsão são os seus próprios pés, e tem um dinossauro, chamado Dino, como animal de estimação. Fred é o marido exemplar de Vilma, pai de Pedrita (um lindo e inteligente bebê). A família vizinha são seus amigos, o casal Rubble, que tem como filho adotivo o bebê Bam-Bam, e  possui um híbrido de canguru e dinossauro como animal de estimação, Hoppy.

O desenho pode ser muito interessante, mas foge um tanto do processo histórico dos primeiros homo sapiens...  Sabe-se que os primeiros humanos foram caçadores-coletores até à revolução neolítica, e a caça e a coleta foram os primeiros modos de subsistência do Homo sapiens.... Isso mesmo, eles não trabalhavam numa pedreira como o Fred Flintstones... Estas atividades de caça e coleta foram herdadas diretamente do mundo animal, particularmente dos primatas. 

Este método de subsistência precedeu a pecuária e a agricultura, e podem dar origem ao nomadismo, se as manadas que fornecem a subsistência principal se deslocam ou se os recursos do território se esgotam. O início das atividades agrícolas separa o período neolítico do imediatamente anterior, o período da idade da pedra lascada. 

Não sei se todos os homens das cavernas eram trogloditas, mas provavelmente eram mais rudes do que os primeiros agricultores, devido ao seu estilo de vida...

Mas, o que é um troglodita

Troglodita designa habitantes de cavernas ou perto de rochas que se apoiam sobre falhas ou grutas naturais nas falésias, e coloquialmente, em tempos pré-historicos. A palavra vem do latim trōglodyta ‎(“povo que habita cavernas”), do grego antigo τρωγλοδύτης ‎(trōglodútēs, “aquele que habita buracos”), de τρώγλη ‎(trṓglē, “buraco”) + δύω ‎(dúō, “eu entro em”).

Uma curiosidade: Os Flintstones conviviam com extraterrestres, em alguns episódios da série... O curioso disso é que sempre quando se fala em Eras passadas, eis que surge a presença dos ETS,... Vocês já notaram?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA