PSICOLOGIA

Quando as máscaras caem... Sorte ou Revés?



Vai depender se o ator é melhor ou pior que o personagem... e aí será sempre uma surpresa agradável ou uma desilusão... Máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto. Algumas, fantasias explicitas, outras, servem para cobrir uma persona... Mas, o que é uma persona?

Persona, no uso coloquial, é um papel social ou personagem vivido por um ator. É uma palavra italiana derivada do Latim para um tipo de máscara feita para ressoar com a voz do ator (per sonare sigifica "soar através de"), permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores, bem como para dar ao ator a aparência que o papel exigia. 

A palavra latina derivada da palavra etrusca "phersu", com o mesmo significado, e seu significado no último período Romano alterado para indicar um "personagem" de uma performance teatral. 

Na vida real, há quem confunda seu próprio eu com o eu de uma persona ... Um ator social que deseja se iludir atribuindo a si qualidades que não existem... Um atributo muito utilizado por psicopatas estelionatários, complexados ou megalomaníacos, que pretendem dar o golpe do baú... E quando a máscara cai, a desilusão é um horror... Às vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a se tornar um símbolo de caráter enganoso. Vemos isso nas histórias em quadrinhos a máscara não esconde somente a identidade, mas transforma a vida de quem a possui.

Mas, o contrário também existe, graças a Deus,... há quem use máscara para disfarçar um alterego...Os super-heróis colocam as máscaras e se transformam naquilo que não são na frente dos outros. A máscara é um modo de disfarce que possibilita ao superdotado levar uma vida comum, sem puxa-sacos e bajuladores (esconde a identidade). 

No mais, persona na psicologia analítica de Jung, é a face social que o indivíduo apresenta ao mundo "uma espécie de máscara, projetada por um lado, para fazer uma impressão definitiva sobre os outros, e por outro, dissimular a verdadeira natureza do indivíduo". A persona também pode se referir à identidade de gênero (gay), a um estágio do desenvolvimento (como a adolescência), a um status social (pobre), a um emprego ou profissão (político). Ao longo da vida, muitas personas serão usadas e muitas podem ser combinadas a qualquer tempo.

Por fim, a todo tempo, é sempre bom tomar cuidado com os lobos vestidos de ovelhas... Eles podem ser do tipo mal e querer comer a sua vovozinha!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA